quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PS-CAP Marinha: Administração de Material


Dicas para prova da Marinha  sobre o tema Administração de Materiais
Estratégias de Aquisição de Recuros Materiais e Patrimoniais
A definição de um estratégica correta de compras pode dar à empresa uma grande vantagem competitiva. Se por um lado ela decidir produzir mais internamente, ganha independênica, mas perde flexibilidade. Por outro lado, se decidir comprar mais de terceiros em detrimento de fabricação própria, pode tornar-se dependente.
Quando se tem um demanda simultaneamente alta e estável, a fabricação dos materiais necessários internamente pode ser uma boa opção. Basicamante podemos ter duas estratégias operacionais que irão decidir as estratégias de aquisição dos bens materiais:
·         verticalização e
·         horizontalização.
Análise ABC
A análise ABC é umas formas mais usuais de examinar estoques. Essa análise consiste na verificação, em espaço de tempo (normalmente seis meses ou 1 ano), do consumo, em valor monetário ou quantidade, dos itens de estoque, para que eles possam ser classificados em ordem decrescente de importância . Aos itens mais importantes de todos, segundo a ótica do valor ou da quantidade, dá-se a denominção de itens classe A, aos intermdiários, intens classe B, e aos menos importantes, itens Classe C.
Não existe forma totalmente aceita de dizer qual o percentual do total dos intens que pertencem à classe A, B ou C. Os itens A são os mais significativos, podendo representar algo entre 35% e 70% do valor movimentadodos estoques, os itens B variam de 10% a 45% , e os itens C representam o restante.
A experiência demonstra que poucos itens, de 10% a 20% do total, são da classe A, enquanto um grande quantidade, em torno 50%, são da classe C e 30% e 40% são da classe B.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas

Seguidores